Quais espaços de comunicação interna há em sua empresa nesta pandemia?
Como está a comunicação interna na sua empresa durante a pandemia? Alguns voltaram esses dias, outros nem saíram, e muitos estão em compasso de espera aguardando o retorno aos espaços organizacionais. Esta é mais uma das preocupações que o RH tem se defrontado ultimamente. Desde março, o RH tem tido a oportunidade de se mostrar ágil e estratégico. O RH que não conseguiu essa visibilidade, precisa reconsiderar seu papel na empresa.
Seguindo alguns manuais e conversas entre especialistas sobre as preocupações nesse retorno, e para não ser redundante e enfadonho, reitero a necessidade de se pensar na saúde física e emocional de todos que trabalham na empresa. Além da higienização, distanciamento físico, foco em atividades virtuais e outras voltadas ao corpo, coloco ênfase na saúde emocional, escopo muito abordado através do trabalho da Cambio Consultoria.
Alguns voltarão tendo passado pela experiência de contaminação em si ou em pessoas amadas e próximas, outros com casos mais trágicos, e todos com receio de quais precauções o governo e a empresa oferecem para esse retorno. Sobre o Governo, não comentarei pois não me sinto especialista. Sobre RH, apontarei para a comunicação que entendo como espaço de fala e escuta em conjugação de respeito e igualdade.
Se você fosse representar o fluxo da comunicação interna durante a pandemia, como seria?
Tenho usado essa premissa em treinamentos e oficinas de desenvolvimento de equipes e os resultados apontam para percepções novas e construção de caminhos únicos. Aparecem figuras que representam desde bomba relógio até portas abertas, passando por conduítes estreitos e outros com vazão sinalizado a qualidade das conversas. Essa atividade, que parece bastante simples, mas não é, abre um canal de comunicação que desvela as dinâmicas das falas e sentidos criados pelas pessoas e que impactam diretamente no clima e produtividade.
E como sua empresa tem se preparado para conversar com seus funcionários neste retorno da pandemia?
Sabemos que a comunicação, em suas diversas formas, é uma manifestação de atenção e respeito. Tratar o retorno como se nada houvesse acontecido ou simplesmente informando os procedimentos de precaução física, podem passar uma imagem de empresa insensível ao momento trágico que todos vivemos. Aí entra novamente o mais novo desafio ao RH ágil frente a comunicação interna da empresa, durante esta pandemia:
Como pensar nas dores, acolher os funcionários e cuidar para prosseguir com o menor risco, agora, através da comunicação interna?
Um dos caminhos a seguir é a escuta ativa do RH na criação de um espaço de trocas (virtual ou híbrido, conforme o contexto organizacional), um canal de comunicação direta, na preparação de gestores para a sensibilização que o momento exige, entre outras atividades que o RH sabe criar ao entender e atender seu público.
Como dito, se o RH agora não se mostrar estratégico e ágil, quando será?
Engana-se quem pensa que trabalhar RH é tema somente para grandes empresas. Pequenas e médias tem se beneficiado de consultorias pontuais no desenvolvimento do que chamo Mentalidade RH, que se aplica desde start ups em fase de crescimento (tração) ou empresas familiares ou não, que contam com dezenas de pessoas e que precisam desenvolver ações em que a competência seja o importante para o crescimento da empresa e não o coleguismo, que oculta a produtividade e o feedback adulto e responsável. Como é o RH de sua empresa?
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2 respostas
Victor, tenho orgulho do seu empenho e profissionalismo. Sempre apresentando uma postura séria e competente. O mundo empresarial previsa desta fala e escuta. Parabéns pelo artigo. Felicidades sempre!
Oi Alfredo!
Agradeço imensamente pelo seu prestigio. Desejo ampliar cada vez mais estes canais de troca tão essenciais.
De fato precisamos de conversa equilibrada no trabalho, tanto no presencial quanto ao massivo online de agora.
Abraços!